Na semana do médico otorrinolaringologista, é importante relembrar um sintoma recorrente: a dor de garganta. Muito incômoda, faz o corpo todo sentir o mal-estar que pode começar de maneira discreta, mas que, muitas vezes, é um sinal de que o sistema imunológico precisa de ajuda.

Segundo a otorrino Ana Elizabeth, especialista do HOPE, a maioria dos casos tem origem viral e estão associadas a gripe e resfriados. Mas é preciso estar atento e investigar o problema. As causas variam entre vírus, bactérias, alergias ou irritações. “Também existem situações onde o sistema imunológico enfraquece devido ao estresse ou nervosismo”. explica a médica.

A Dra. tirou algumas dúvidas acerca do problema. Confira.

Fumar interfere no processo de cura?

Sim, interfere. “A fumaça pode irritar ainda mais a mucosa, dificultando o efeito dos medicamentos contra a inflamação”, afirma a médica.

O inverno é o verdadeiro responsável por inflamações na garganta?

Não. “Se isso fosse verdade, no verão não haveriam casos de dores na garganta. O que precisa ser realmente observado é a aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que nos deixa expostos a muitos vírus e bactérias”, contou.

Própolis ajuda a aliviar dor de garganta?

“Ainda não existem estudos conclusivos sobre o efeito dasubstância, o que se sabe é que o própolis possui propriedades antibacterianas e que fortalecem o sistema imunológico, o que com certeza pode ajudar”, Ana Elizabeth esclareceu.

Inflamações na garganta podem ser transmitidas?

“Não, a dor de garganta acontece como consequência de um problema no organismo, tal qual uma dor de cabeça. O que consideramos transmissível é a causa do transtorno, a doença, se for viral ou bacteriana”, disse.

Dormir de boca aberta pode ser considerada uma causa de inflamações na garganta?

“Na verdade, o que precisa ser evitado é a secura na região da garganta, isso deixa a região vulnerável a possíveis irritações. Funciona da mesma maneira quando ficamos expostos ao ar condicionado por muitas horas, por isso é tão importante ingerir líquidos e manter-se hidratado sempre”, explicou.

Uma dor de garganta que dura mais de uma semana pode evoluir para problemas sérios, evite tomar medicamentos sem prescrição médica e consulte um médico.