Durante a palestra que ministrou em Recife na programação do Horizonte 20 Food Nordeste, o tecnólogo em Alimentos, Dafné Didier, detalhou as mudanças na nova legislação nos rótulos nutricionais dos alimentos, aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 “O objetivo é facilitar o entendimento dos rótulos para o consumidor, a fim de compreender melhor o valor nutricional dos alimentos”, disse. O especialista falou que além de facilitar a compreensão do rótulo, a mudança pode afetar a cultura dos brasileiros em relação a dar mais importância em cada informação contida nas embalagens dos produtos.

Da mesma forma que compramos o remédio e lemos a bula, o alimento também tem uma “bula”, sendo a única forma de o consumidor entender o que ele está comprando é pela rotulagem dos alimentos”, comparou. Ainda segundo o fundador da Alimentus Consultoria, através da rotulagem é que o consumidor tem a informação precisa para escolher a compra do produto, então, é o principal item de comunicação do fabricante e consumidor, ele reforça que as informações precisam ser claras e precisas.

As mudanças da legislação nos rótulos propõem a criação de alertas para informar sobre o alto conteúdo de nutrientes críticos à saúde, assim como: alto teor de açúcar, gorduras saturadas e sódio. De acordo com a agência, será obrigatório nos rótulos em formato de lupa.

Já a tabela nutricional vem com porção de 100 gramas e 100 ml (líquidos), por porção. Além disso, as alegações nutricionais nas embalagens não devem trazer informações complementares, como os reduzidos, lite, fonte de proteínas, e etc. São muitas as mudanças para facilitar a escolha de quem consome.

Dafné Didier: é diretor de assuntos regulatórios e qualidade. Também é tecnólogo em Alimentos (FATEC), especializado em Biotecnologia e com MBA em Gestão e Certificação de Qualidade na Produção de Alimentos. Auditor líder certificado pelo IRCA FSSC 22000. Trabalhou por mais de 10 anos na indústria alimentícia em questões de Qualidade e Regulamentação. É fundador da Alimentus Consultoria e também co-fundador da Tacta Food School.