TEXTO > ANNE COIFMAN
IMAGEM > EDUARDO SIQUEIRA
Quando o inverno chega, o calor pernambucano continua? Se você achou que sim, está enganado! É no período do inverno que as temperaturas ficam mais agradáveis em Recife, capital de Pernambuco. Mas esta não é a novidade! O melhor local para aproveitar o clima ameno e o friozinho acolhedor é a região serrana do Estado. Isso mesmo! Conhecida por ter temperaturas elevadas, a região serrana é a mais procurada por turistas para aproveitar o frio do inverno, e vale dizer, que sim, faz muito frio!
Um dos atrativos mais charmosos de Pernambuco é o Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC), antigo Circuito do Frio, que acontece no período de junho a setembro e é formado por cidades localizadas no Agreste e no Sertão, onde o clima acolhedor da época, que pode chegar a 16°C, aliado a festivais culturais e a uma gastronomia diferenciada, atrai cada vez mais visitantes.
Cidades como Triunfo, Bezerros (Serra Negra), Gravatá, Garanhuns, Taquaritinga do Norte e Pesqueira estão incluídas nas atividades culturais.
Um ótimo momento para apreciar um bom vinho, degustar deliciosos fondues, chocolates quentes para os seus amantes, entre outras comidas típicas das regiões que fazem parte do Circuito do Frio e que combinam direitinho com as baixas temperaturas.
Trazemos aqui algumas dicas de locais para você aproveitar com sua família ou com a pessoa amada. Vamos iniciar o circuito pela Suíça Brasileira, desejamos a você uma boa viagem!
O CHARME DE GRAVATÁ
Distante apenas 79 km de Recife, é durante o inverno que a cidade de Gravatá, localizada no Agreste de Pernambuco, fica ainda mais charmosa. É no inverno que acontece a “Festa da Estação”, que abre espaço para shows de artistas locais e nacionais, além de oferecer oficinas de formação, cortejos de cultura popular, mostras de artesanato e exposições itinerantes.
Gravatá tem um atrativo especial para os visitantes: voos de balão, em um passeio a mais de mil metros de altitude que revela a beleza da região. A gastronomia da cidade é muito variada e o turista encontra opções da culinária local a pratos sofisticados e com a cara do inverno como os fondues, para aproveitar o frio de 18 °C no inverno.
Os pontos turísticos mais visitados na cidade são o Alto do Cruzeiro, local onde fica o Cristo Rei, a Estação do Artesão, local de venda de artesanatos, o Memorial de Gravatá, museu da cidade, e o Polo Moveleiro, que reúne fabricantes de móveis rústicos e artesanato. Segundo maior produto de flores do Nordeste, o cultivo de Crisântemos, Gérberas, Lírios e Rosas também chamam a atenção do visitante.
A rede hoteleira da cidade conta com uma das melhores infraestruturas de hospedagem de Pernambuco, com destaque para os aconchegantes hotéis-fazenda espalhados pela região. O acesso é pela BR-232.
TRIUNFO – TERRA DOS CARETAS
Quem passa pelo Sertão pernambucano durante o inverno não pode deixar de passar em Triunfo. Distante 449 km do Recife, situada no Sertão nordestino, a bela e aprazível cidade é considerada a mais fria do Estado. O município está localizado no Vale do Pajeú, inserido na bacia do Rio Pajeú. Entre os pontos turísticos mais visitados estão o açude João Barbosa Sitônio, localizado no centro e cercado por casarios e restaurantes, o pedalinho e o teleférico, o Pico do Papagaio, a 1.260 metros acima do nível do mar e o centro histórico com igrejas do século XIX e o Cine Teatro Guarany, inaugurado em 1922. A gastronomia de Triunfo é um atrativo à parte, tendo recebido a influência de várias congregações religiosas de origens francesa, alemã e italiana que se estabeleceram na cidade. O destaque fica para o biscoito Nicolau e o licor de rosas, do Lar Santa Elizabeth, além do tradicional doce de laranja, chocolates, rapaduras e cachaças artesanais. Com temperaturas que variam de 15°C a 6°C nos meses frios, a cidade é um cartão-postal com imponente conjunto arquitetônico em uma paisagem que fica coberta pela neblina em temporada de inverno.
Triunfo tem uma riqueza cultural revelada por músicos, artistas plásticos, poetas e, principalmente, pelo principal personagem do folclore local, o Careta, famoso no Carnaval da cidade por roupas coloridas, tabuleta com chocalhos e chicote nas mãos. A cidade fecha o Festival Pernambuco Nação Cultural, com a ‘Festa do Estudante’, realizada às margens do Lago João Barbosa, um dos cartões-postais mais famosos da cidade, juntamente com o teleférico e o Pico do Papagaio, o ponto mais alto de Pernambuco. As principais vias de acesso para a cidade são: BR-365 e a BR-232. Aproveite e curta a cidade serrana mais fria do Estado.
GARANHUNS – A SUÍÇA BRASILEIRA
A cidade de Garanhuns, distante 230 km de Recife, está localizada no Planalto da Borborema, Agreste Meridional de Pernambuco. Também conhecida como Cidade das Flores e Suíça Brasileira, Garanhuns traz aos visitantes o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), destino preferido dos pernambucanos e turistas durante o Circuito do Frio.
No festival, a cidade dispõe de concorridas casas de café e chocolate quente, além dos tradicionais fondues. Ruas, parques, praças amplamente arborizadas e espaços de lazer, onde acontecem oficinas e apresentações culturais, contam com a presença de muitos moradores e turistas que vão prestigiar as apresentações durante as noites do FIG. A gastronomia e a culinária popular esbanjam sabores, com destaques para os doces de frutas e vinhos, que combinam com o clima serrano.
O cartão-postal mais famoso de Garanhuns é o Relógio das Flores, na Praça Tavares Correia, construído em 1979. Outras atrações chamam a atenção, como o Espaço Cultural Luis Jardim, que reúne a história da cidade; o Castelo de João Capão, que durante o Festival de Inverno transforma-se em restaurante; Cristo do Magno, que é a imagem de Cristo crucificado com quatro metros de altura; e também há o Mosteiro de São Bento, onde os beneditinos vendem pinturas, ícones, licores artesanais e chocolates, o Parque Euclides Dourado (ou Parque dos Eucaliptos) também é uma atração bastante visitada, com espaço de oito hectares, além do Parque Ruben Van Der Linden (ou Parque Pau- Pombo), que abriga flores raras, fontes de água e lagos.
A rede hoteleira dispõe de várias opções e muitos moradores alugam casas e quartos durante o Festival. O acesso é pela BR-424.
TAQUARITINGA DO NORTE
Distante 164 km de Recife, no Agreste de Pernambuco, está a cidade de Taquaritinga do Norte, conhecida pelo seu clima agradável e acolhedor. Por causa de sua altitude, 763 m acima do nível do mar, o município é procurado para a prática de esportes radicais como o voo livre. A ‘Festa das Dálias’, uma flor muito cultivada na região, abre o calendário do antigo Circuito do Frio e atual Festival Pernambuco Nação Cultural no Estado, com muitas apresentações culturais, oficinas, exposições e uma gastronomia que agrada a todos os sentidos. A Festa das Dálias é realizada, desde 2000, na cidade de Taquaritinga do Norte.
A cidade possui um clima ameno durante todo o ano. No verão, apesar do clima quente durante o dia, a temperatura fica, à noite, em 20°C, em média. No inverno, durante o dia, a temperatura dificilmente ultrapassa os 25° e à noite fica em torno dos 15 a 18°C. Durante algumas madrugadas, pode chegar 10°C ou ainda abaixo disso.
Promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), em parceria com a Prefeitura Municipal de Taquaritinga, a Festa das Dálias, que já faz parte do calendário turístico do município, acontece sempre em data móvel, no mês de agosto (inicialmente era realizada em julho), época em que as temperaturas variam entre 16 e 18° centígrados.
Na programação do evento estão incluídos espetáculos de dança e circo, apresentações de grupos de cultura popular, peças de teatro, cortejos pelas ruas da cidade, peças teatrais, desfiles de moda envolvendo o polo de confecções, shows com artistas locais e nacionais, realizados em palco montado na praça central da cidade, além de palestras e oficinas culturais sobre artes cênicas, dança, circo, literatura, preservação e gestão cultural.
SERRA NEGRA – BELEZA NATURAL
Localizada no município de Bezerros, a 103 km da capital, a cidade Serra Negra tem como sua principal característica as paisagens vistas do alto, proporcionadas pelos 900 metros de altitude da região. No inverno, a temperatura média é de 15 °C, mas devido à velocidade dos ventos, a sensação térmica chega a 10 °C. Quem visita o vilarejo, curte a natureza.
Os turistas aproveitam a paisagem para apreciar o pôr-do-sol ou a neblina, que não é exclusividade das madrugadas. Por conta das baixas temperaturas, o tempo nublado permanece ao longo do dia. Os pontos mais visitados são: o Sítio da Pedra Solta, a Casa de Flores, o Mirante do Polo e o Parque Ecológico. Com a fauna bastante variada, vários tipos de flores podem ser encontrados nos passeios. Durante o inverno, Serra Negra conta com uma intensa
programação cultural
pelas praças e gente
circulando dia e noite
pelas ruas da cidade. Os bares e casas noturnas capricham nas atrações
musicais, enquanto os restaurantes apostam em pratos saborosos.
PESQUEIRA – TERRA DAS CAIPORAS
A cidade de Pesqueira, conhecida como Terra das Caiporas, situada no Agreste de Pernambuco e distante 209 km do Recife, sedia a ‘Festa da Renascença’, um festival cultural que movimenta a cidade durante o inverno com shows de artistas locais e nacionais, além de receber oficinas, exposições e outras atividades.
Pesqueira se destaca pela culinária local e opções típicas do inverno, recebendo muitos turistas durante a estação. O município movimenta-se com o turismo religioso devido à aparição de Nossa Senhora das Graças e dos templos sagrados dedicados a ela, atraindo milhares de devotos. Outra atração é o turismo de compras, com o artesanato da renda Renascença e as fábricas de doces e licores caseiros. O visitante pode conhecer, ainda, o casario colonial no centro da cidade e na Vila de Cimbares, o edifício do Senado da Câmara, de 1872, o Seminário São José, de 1947, o Museu de Arte Sacra, de 1970, o Convento dos Franciscanos, de 1908, o Santuário da Graça, onde Nossa Senhora apareceu, entre outros locais para visitação.