Radiologista elenca principais cuidados antes da realização dos exames de imagem
AUTORA: CAROL DIAS
Todos sabem a importância dos cuidados com a saúde e a necessidade de manter os exames sempre em dia. Com a evolução da tecnologia, a medicina tem ficado cada vez mais avançada, principalmente no quesito dos exames de imagem, o que pode gerar dúvidas para a realização dos mesmos. Na execução de alguns exames, é necessária uma preparação prévia. Para saber quais os necessários em cada caso, a médica radiologista do Lucilo Maranhão Diagnósticos, Dra Beatriz Maranhão, separou alguns dos principais cuidados na preparação antes dos exames.
Mamografia – Não é necessário preparo antes. A paciente é orientada a levar exames anteriores para um estudo comparativo, já que é de total importância a avaliação dos filmes mamográficos anteriores e comparação com o presente exame, para que possam ser assinalados os achados novos e mais evidentes. Orienta-se ainda evitar uso de talco nas axilas, o que pode causar artefato na imagem.
Densitometria – Não é necessário preparo antes. No entanto, se o paciente estiver feito algum exame com contraste, é ideal aguardar alguns dias antes de realizar a densitometria, pois o contraste, em algumas situações, pode alterar o resultado.
Ultrassom – Em geral não é necessário nenhum preparo, no entanto, a ultrassonografia abdominal requer alguns cuidados como o jejum de 8h, que é necessário para deixar a vesícula bem distendida para avaliar o interior do órgão, afastando cálculos, pólipos ou tumorações. Se o paciente for fazer o exame sem jejum, a vesícula estará contraída e não será possível identificar o que tem internamente. Outro fato também é que no jejum é possível diminuir a interposição gasosa que o intestino faz sobre o pâncreas. Quando existe muito gás, o órgão fica pouco visível.
Tomografia – Em sua maioria não é necessário preparo, apenas nos casos da tomografia com contraste. Para ela, é necessário um jejum de 4h e preparo antialérgico, caso o paciente tenha histórico de alergias diversas. Como a tomografia com contraste usa o contraste iodado, pacientes que tiverem alergia ao iodo devem realizar o procedimento com acompanhamento anestésico para minimizar os riscos de uma reação anafilática.
Ressonância – Em sua maioria não é necessário preparo, apenas nos casos de ressonância com contraste. Para ela, é necessário jejum de 4h e o preparo antialérgico também é necessário para o paciente que tem histórico de alergias diversas (por exemplo: alergia à crustáceos, medicamentos e etc). Como a ressonância é realizada através de um campo magnético, está contra-indicada a realização do exame em pacientes que possuam marcapasso cardíaco, implantes cocleares, clipes cirúrgicos intra cranianos e peso acima de 125kg.
Biópsia de Próstata – O paciente deverá fazer uso de antibioticoterapia profilática, ou seja, iniciar antibiótico preventivo antes da realização do procedimento, já que a biopsia é feita através do reto e o risco de infecção é grande, visando diminuir as chances de uma urosepse. Solicita-se parecer cardiológico para os pacientes acima de 60 anos e/ou com co-morbidades. O uso de anticoagulantes está contra-indicado, sendo assim, um parecer do médico assistente poderá ser solicitado para a suspensão temporária da medicação. A biópsia pode ser realizada com sedação ou com anestesia local, caso seja realizada sob sedação, é necessário jejum de 8 horas.