Especialistas discutem o futuro da arquitetura e urbanismo no Recife

Seminário promovido pelo CAU/PE coloca em debate inovação e ensino da profissão de arquiteto e urbanista 

Especialistas de todo o Brasil se reúnem no Recife, nos próximos dias 21 e 22 de março, no Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo. O evento, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE) tem como mote principal o futuro da profissão. A programação, voltado para profissionais e estudantes da área, inclui palestras e oficina, que acontecem no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

O ensino da arquitetura e urbanismo em um cenário de contínuas transformações educacionais e o desafio dos jovens arquitetos no mercado de trabalho são alguns dos debates mais esperados do evento. Para o presidente do CAU/PE, Rafael Amaral Tenório, as transformações por que passam o mundo, exigem dos profissionais, posturas diferenciadas e cada vez mais inovadoras, de modo a assegurar seu espaço no mercado. 

“O arquiteto e urbanista é uma das mais antigas profissões do mundo. O desafio é se reinventar, estando preparado para atender as demandas, tanto do hoje, mas sobretudo do futuro, do que está por vir, com competência e em sintonia com os novos paradigmas e visões de mundo. É essa a nossa pauta que vamos debater no Seminário Nacional”, afirma o presidente do CAU/PE.

Entre os palestrantes já confirmados estão Bruno Santa Cecília, um dos responsáveis pelo projeto da Galeria Claudia Andujar, em Inhotim, e o premiado arquiteto Daniel Mangabeira. O professor emérito do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvio Meira, também participa do seminário. Ele irá ministrar a palestra “E o futuro?”, sobre Inovação e boas práticas, na noite de abertura do evento.