Por meio do Projeto MedImuniza, eles criaram um perfil no Instagram e podcast no Spotify para compartilhar seus conhecimentos e informar a população

Alunos de Medicina da Faculdade Tiradentes (Fits), em Piedade, encontraram nas redes sociais uma forma de combater as Fake News, esclarecer e incentivar a vacinação. Por meio do Projeto MedImuniza, eles criaram um perfil no Instagram (@medimuniza) e podcast no Spotify para compartilhar seus conhecimentos assimilados no curso de Medicina, nas práticas do estágio voluntário e nas reuniões dos próprios projetos. “A proposta do projeto é levar informações para a população, através das redes sociais, atividades educativas e distribuição de materiais educativos, no sentido de fortalecer a importância da vacinação para todos”, explicou a orientadora Carol Morais.

Com posts semanais no Instagram, os estudantes publicam vídeos, lives e quadros explicativos sobre imunizantes, além do podcast oficial no Spotify, que conta com participação dos alunos e pesquisadores da área da saúde. O sucesso das redes e a importância do projeto ficou visível para a orientadora, após a quantidade de visualizações e perguntas. “Só o post sobre a apresentação do projeto obteve aproximadamente 1.000 curtidas, o IGTV sobre COVID-19, mais de 1.000 visualizações e o último vídeo postado ontem com a temática Por que devemos nos vacinar contra a gripe? Obteve 3.707 visualizações em menos de 24h”, contou.

Conhecimento

Sob a orientação também da coorientadora Márcia Brasil, a iniciativa dos alunos nasceu após eles observarem a grande quantidade de notícias falsas sobre as vacinas no país e a vontade de esclarecer e levar conhecimento às pessoas.

Sobre a atividade dos alunos e o ato de ajudar as pessoas, Carol reconhece a participação deles e a importância do projeto. “Eles estão super empolgados e envolvidos como uma equipe multiprofissional no processo de vacinação”, ressaltou.

Conteúdo

Sendo aprovado como um Programa Voluntário de Extensão (PROVEXT) da faculdade, o MedImuniza foi elaborado por estudantes e orientandas, com a demanda teórica sendo elaboradas em reuniões online, reuniões semanais acerca dos tipos de vacinação e calendário vacinal, além de práticas também com esse propósito, já que os estudantes estão acompanhando a imunização nos drive thru de Jaboatão dos Guararapes. Quem tiver dúvidas, pode contatar o direct do Instagram (@medimuniza) ou pelo email: medimuniza@gmail.com.