TEXTO > ÉDER PATRIOTA 
IMAGEM > DIVULGAÇÃO / GOVPE

Localizado a 42 km da capital Recife, com acesso pela BR-101 Norte e PE-35, além de fazer parte da Região metropolitana do Recife (RmR), o município de Ilha de Itamaracá, pertencente ao litoral sul pernambucano, é separado do continente pelo Canal de Santa Cruz, destacando- se pela riqueza de sua história e pela calmaria de suas praias, as quais são bastante visitadas durante o ano. O local é também o berço cultural de umas danças mais importantes do Estado, a ciranda, e possui diversos monumentos religiosos como a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, a padroeira da ilha.

Por ser um município litorâneo, a Ilha de Itamaracá ou Pedra que Canta, em tupi, tem clima tropical durante todo o ano; os seus verões são quentes e secos, contudo os seus invernos são amenos e úmidos, com temperaturas de, no máximo, de 18°C, e as primaveras muito quentes e secas, com temperaturas que podem chegar a até 34°C. A população local é de pouco mais de 24 mil habitantes, conforme o Censo de 2013 do IBGE.

A Ilha de Itamaracá tem como seus principais pontos turísticos o Forte Orange, construído em 1631 pelos holandeses e localizado à beira-mar, abrigando um acervo composto por mapas holandeses e peças da época da invasão, além das praias do Forte Coroa do Avião, Enseada dos Golfinhos e Pontal da Ilha. E, para aprender mais sobre a vida marinha, é indispensável uma visita ao Centro de mamíferos Aquáticos (Ecoparque Peixe Boi& Cia), onde o passeio é iniciado com um documentário e termina nos tanques, nos quais uma parede de vidro permite ver os simpáticos e gorduchos peixes-boi nadando. Há também Vila Velha, um local que, do alto, oferece uma bela vista aos visitantes e onde é possível conhecer um pouco da história dos casarios e das capelas do século XVI, como as igrejas de Nossa Senhora do Pilar, Bom jesus dos Passos, as ruínas da Igreja do Rosário dos Pretos e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, com uma arquitetura que combina os estilos barroco e renascentista e em seu interior, no seu altar principal está a imagem portuguesa de Nossa Senhora da Conceição, doada por Dona Maria I ‘A louca’; Vila Velha é o lugar que tem a maior quantidade de igrejas na ilha.

GASTRONOMIA E HOSPEDAGEM

Em relação à gastronomia do local, os pratos típicos a serem degustados têm como base os frutos do mar, como as fritadas de siri e de camarão, o caldinho de sururu e o filé de agulha branca – peixe que somente existe na Região Nordeste, e que é servido no cardápio do rústico Restaurante Encontro de Amigos, em Vila Velha, ou no Restaurante Casa Cheia, na parte baixa. já em relação às sobremesas, aposte em doces de frutas como manga, mangaba e caju, que são comercializados na estrada de acesso à ilha. Se a noite for de lua cheia, encerre o dia na Praia de jaguaribe, cenário de concorridas rodas de ciranda, que contam com a presença da famosa cirandeira lia, importante personagem do local.

Para quem deseja se hospedar na ilha, existem milhares de opções, como a Pousada Ciranda- próximo à tranquila Praia de São Paulo; a Pousada Ruínas do Pilar, localizada na área central da Praia do Pilar; ou no Orange Praia Hotel, localizado na Praia do Forte, principal ponto turístico do município. O preço médio da hospedagem varia conforme as estações, e as ofertas são a partir de R$ 130,00 a diária, havendo opções para todos os tipos de público.

VEGETAÇÃO E GEOGRAFIA

A vegetação do município é formada por floresta perenifólia e restinga, sendo que as áreas de mangue ocupam o nordeste da ilha. já em relação aos solos, há a ocorrência de areias marinhas e tem como principal característica os solos profundos, os quais são excessivamente drenados e de baixa fertilidade natural, entretanto nas áreas posteriores às dunas ocorrem os podzóis, um tipo de solo encontrado em regiões frias e úmidas e de muito baixa fertilidade natural.

Em relação aos limites geográficos, a Ilha de Itamaracá está a nordeste do Oceano Atlântico, a norte de Goiana – último município do Estado de Pernambuco antes de chegar ao Estado da Paraíba – e está incluída nos domínios dos Grupos de Bacias Hidrográficas de Pequenos Rios litorâneos, tendo como principais rios o Paribe e o jaguaribe, entretanto o seu principal corpo de acúmulo de água na ilha é a lagoa Pai Tomé.