Os cuidados com a pele devem ser feitos diariamente, mas quando chega o Verão a atenção deve ser redobrada. Nesta época, a radiação solar é mais intensa o que aumenta os casos de doenças como o câncer de pele e envelhecimento cutâneo. No Brasil, por ter um clima tropical, as atividades de lazer ao ar livre são muito mais atrativas, tornando o acometimento da pele mais susceptível.
O crescimento do tipo de câncer de pele não melanoma é o mais comum no país, sendo responsável por 30% dos tumores malignos. De acordo com a dermatologista, Regina Sales, o câncer de pele, causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, é mais comum em pessoas com mais de 40 anos e incomum em crianças e pessoas negras. “A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição solar, principalmente nos horários em que os raios solares são mais intensos, entre 10 às 16h, onde tem exposição de radiação UVB a mais danosa ao câncer de pele” explica.
Além do protetor solar para proteger a pele dos raios solares, é importante conciliar com métodos de barreira como, chapéu de aba larga, óculos de sol e camisa de proteção UV. Além disso, ficar embaixo da sombrinha e, se possível, em ambiente coberto. Ainda de acordo com Regina, alguns grupos de pacientes que tenham problemas de pele, além de história pessoal ou familiar de câncer de pele, devem ter uma preocupação maior em relação aos cuidados.
As crianças, em especial, requerem uma atenção maior, por ser o período da vida mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV que se manifestam mais tardiamente na fase adulta. “O câncer de pele, ocorre principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Os subtipos mais comuns são o carcinoma basocelar e carcinoma de células escamosas que tem melhores prognósticos e o tipo melanoma é menos comum e mais grave, apresentando um bom prognóstico se detectado precocemente”, relata.
Por isso, é fundamental que cada pessoa fique atenda aos sinais que podem indicar alguma suspeita de câncer de pele: manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram, sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, feridas que não cicatrizam. Quando detectados, a primeira dica é procurar imediatamente um dermatologista para confirmar o diagnóstico através de um exame mais detalhado e a realização do tratamento adequado.
SERVIÇO:
Clínica da Pele – Shopping Recife
Endereço: R. Padre Carapuceiro, 777 – Boa Viagem
Assessoria de Imprensa
Patrícia França – 81 99815 2466
Juliana Melo – 81 9913-5212