TEXTO > ALEILE MOURA* 
IMAGEM > ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR

Recifense apaixonado pela sua terra, Geraldo Júlio de Mello Filho assegura que cuidar da cidade onde nasceu é “a mais nobre missão e o principal desafio” da sua vida, até o momento. O prefeito conta que a sua ligação intrínseca com a capital de Pernambuco se deve não só por ocupar o cargo de chefe do executivo, mas, sobretudo, porque mantém uma fiel relação de amor com o lugar onde viveu ao longo de todos os seus 44 anos de idade. “Recife é uma cidade cheia de encantos e potenciais, com um povo trabalhador e muito dinâmico, com muitos talentos, com muita cultura. Mas é preciso reconhecer que ainda é uma cidade que tem muitas desigualdades, e muito tem que ser feito aqui. e, por isso, dedicar-me a ela é o meu maior objetivo, desde que acordo, e o meu último pensamento antes de dormir”.

Geraldo Júlio afirma que o fato de a população de Recife aprovar o seu trabalho frente à prefeitura é um motivo de orgulho e de incentivo para ele, que iniciou na vida pública em 1995, como gestor no terceiro governo do governador Miguel Arraes, e que, a partir de então, veio acumulando uma série de experiências na administração pública até chegar ao atual posto. “Sinto-me muito feliz com o reconhecimento dos recifenses pelo nosso trabalho frente à prefeitura, em que colocamos muita dedicação e empenho”.

Ao longo dos anos, o atual gestor municipal aprendeu uma lição que considera das mais importantes para quem assume um cargo público: “O aprendizado constante que precisamos ter na política é o de ouvir a população, saber traduzir as suas necessidades e procurar caminhos para solucionar os problemas. e este trabalho venho exercitando há muito tempo”. Nessa caminhada, ele destaca o momento em que comandou o “Todos por Pernambuco”, projeto criado em 2007, no primeiro governo de Eduardo Campos, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação permanente com a sociedade.

“Agora, como prefeito do Recife, este é um exercício que precisamos continuar a fazer a cada momento, ouvindo a população, procurando saber as suas necessidades. esta é a parte mais importante do exercício da política. circulo muito pelas ruas do Recife exatamente para isso: para ouvir o povo e, assim, fazer as entregas que a população deseja e necessita”, registra o chefe do executivo municipal, membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB)

PASSEANDO PELA CIDADE

Por conta da atribulada agenda de homem público, mesmo nos momentos de curtir a família, Geraldo Júlio conta que Recife está nos seus pensamentos. “Quando falo que gosto da cidade não é só porque eu sou o prefeito, mas porque sou recifense, nasci aqui, morei minha vida toda aqui e pretendo continuar vivendo aqui. Gosto muito de passear pelos parques e praças que temos. E estamos trabalhando para que o recifense volte a curtir a sua cidade, volte para a rua, para as praças e os parques”.

É dentro dessa perspectiva, diz, que foi criado o projeto Recife, cidade das pessoas, que, segundo ele, tem levado a população de volta a curtir os espaços públicos. “Também, temos agora um dos melhores jardins botânicos do país, que, depois de reformado na nossa gestão, se tornou um dos cinco melhores do Brasil, recebendo mais de 100 mil pessoas por ano, onde também gosto de visitar com meus filhos”. o bairro do Recife antigo, revela, é um dos seus lugares preferidos, além do Paço do Frevo e tantos outros atrativos que se pode encontrar entre uma rua e outra, como ele diz.

“Adoro estar na rua, mostrar a riqueza da nossa cidade aos meus filhos, à minha família, e é por isso que eu sou um grande incentivador de projetos onde as pessoas podem estar nas ruas, curtindo os seus bairros, o seu lugar”, afirma o prefeito, que é casado com a médica cardiologista pediátrica, Cristina Mello, e pai de Eduardo, Rodrigo e Mariana. Ele conta que Cristina e os filhos são parceiros e o apoiam completamente na tarefa de prefeito. “Minha esposa desempenha um papel importante como primeira-dama e me ajuda muito no dia a dia”, orgulha-se. Ela devolve o afago: “para um casal crescer junto, tem que ter admiração mútua. minha realização profissional é ser médica. do mesmo jeito que ele torce pelo meu crescimento, quero apoiá-lo e acompanhá-lo onde ele for”.

O prefeito de Recife conta que está trabalhando muito para que a cidade viva um ano diferente. “Como as famílias recifense e brasileira estão fazendo no atual momento político brasileiro, também fizemos cortes na prefeitura, na área administrativa, para não afetar os serviços para a população”, afirma Geraldo Júlio, completando que está fazendo “um esforço grande para não entrar na onda do desânimo e manter o investimento e o emprego no recife”.

Em meio às dificuldades, destaca, aconteceu no Recife, recentemente, a maior inauguração na área de Tecnologia da informação do Brasil: a nova planta da Accenture, com 600 vagas na área de engenharia de software. “No primeiro semestre, inauguramos dois novos hotéis na cidade; temos trabalhado junto com o governador Paulo Câmara para a atração do Hub de conexões da Tam para o Recife, um investimento importantíssimo e que tem um poder de geração de até dez mil novos empregos. A própria retomada de obras importantes tocadas pela prefeitura, como o Hospital da Mulher, a reforma do Geraldão e os dois COMPAZ, por exemplo, já estão assegurando duas mil novas vagas de trabalho”, enumera Geraldo Júlio.

CARREIRA POLÍTICA

Formado em administração de empresas, pela universidade de Pernambuco (UPE) e pós- graduado em administração pública, pela mesma instituição de ensino, Geraldo Júlio de Mello Filho iniciou a sua carreira política no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, através de concurso público, aos 21 anos de idade. no ano de 2000, foi diretor de planejamento na Secretaria de Administração da prefeitura do Recife. entre 2003 e 2006, atuou junto ao ex-governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, no Ministério da Ciência e Tecnologia, durante o primeiro governo de Luís Inácio Lula da Silva (Lula). No ano seguinte, em 2007, ainda na gestão de Eduardo Campos, ele assumiu a Secretaria de Planejamento de Pernambuco, sendo nomeado secretário estadual de desenvolvimento econômico, quatro anos depois (2011).

“Em 2012, o grupo de forças que compunha a Frente popular confiou em mim como sendo a melhor opção para apresentar ao Recife, no momento da disputa eleitoral. mas já vivo política desde muito cedo e atuo na vida pública desde os 21 anos. Tenho orgulho de ser um servidor público e a honra de ter sido eleito prefeito do Recife no 1º turno, com 51,15% dos votos válidos”.

Pela complexidade de uma carreira política, Geraldo Júlio acredita ser necessária muita vocação para atuar na área e ter força para superar os obstáculos. A perda precoce do político Eduardo Campos, por exemplo, foi, para ele, o momento de maior dificuldade que viveu na sua trajetória pública. “Eduardo inspirava esperança por dias diferentes para muitos brasileiros. Ele era um líder político, uma espécie de articulador entre as coordenadorias de campanha, por seu pragmatismo e por sua capacidade de tomar decisões em tempo curto, além de um amigo querido para mim, que continua me inspirando, diariamente, a fazer um Recife melhor para todos os recifenses”, declara.