TEXTO > ÉDER PATRIOTA 
IMAGEM > EDUARDO SIQUEIRA

Quase meio século dedicado à saúde dos olhos dos cidadãos pernambucanos, Fernando Ventura se revela um médico e empresário apaixonado pela sua profissão.

Apaixonado pela Oftalmologia desde a sua adolescência, quando viu dois tios exercerem com afinco a profissão, o renomado oftalmologista Fernando Augusto D’Oliveira Ventura exerce a medicina há 44 anos, e nela vem se destacando por buscar constantemente aumentar a sua precisão diagnóstica e, dessa maneira, solucionar os problemas dos seus pacientes de modo mais eficaz e eficiente.

De origem paraibana, o médico é um pernambucano de coração, pois reside no Estado há 44 anos, onde se graduou em medicina pela universidade Federal de Pernambuco (uFPE). Ventura especializou-se em Oftalmologia pela universidade Federal de minas Gerais (uFmG) e, em 1972, retornou a Pernambuco, onde vive e exerce a sua profissão.

Médico e empresário dedicado, Fernando Ventura fundou no Recife o Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV), empreendimento dotado de infraestrutura de primeiro mundo e que oferece um grande e moderno centro de exames oftalmológicos para diversas especialidades. A clínica é, hoje, um centro de referência e tem a certificação zeiss, a segunda cedida pela empresa na América latina. A zeiss é considerada umas das melhores marcas de lentes do mundo e de aparelhos para o tratamento de retina. “Objetivamos executar uma medicina de alto nível, sendo pioneiros em algumas tecnologias e no poder de alta resolução nos procedimentos de diagnósticos e cirúrgicos”, pontuou Ventura.

Segundo o empresário, a Oftalmologia, após a cirurgia cardíaca, é o ramo da medicina que mais avançou nos últimos anos, como, por exemplo, as cirurgias de catarata. “A cada dia, o seu procedimento cirúrgico tem sido mais refrativo, ou seja, vem corrigindo o problema de modo bastante eficaz e eficiente. Além disso, os procedimentos a laser estão cada vez mais seguros e, dessa maneira, fazendo com que milhares de pessoas deixem de utilizar os óculos”, citou.

Não só de avançados aparatos tecnológicos se destaca o IOFV. A clínica dirigida pela família Ventura busca atender os seus pacientes de maneira personalizada e humanizada. “um atendimento humanizado pressupõe a união de um comportamento ético com o conhecimento técnico e com a oferta de cuidados dirigidos às necessidades dos pacientes. é necessário o atendimento olho no olho, algo que valorizamos muito”, destaca Fernando Ventura.

Nesses 44 anos de exercício profissional, a dedicação aos seus pacientes é uma marca do oftalmologista. Ele contou à reportagem da Revista GOOD que, para ajudar os seus clientes a relaxarem durante uma consulta ou procedimento cirúrgico, sempre utiliza música instrumental. “Por apresentar sonoridade agradável, atendo os meus pacientes ao som de uma boa música instrumental. Normalmente, uma consulta ou uma cirurgia são, de certa forma, momentos tensos para o paciente, então decidi adotar essa iniciativa e todos eles a aprovaram”, ressaltou Fernando Ventura, que ainda nos contou um fato inusitado e até engraçado: “Em um domingo, às seis horas da manhã, recebi uma ligação de um paciente recém-operado de catarata, perguntando-me se poderia comer galinha e eu respondi que não havia problema em fazer isso”, contou-nos Ventura, aos risos. Para quem deseja, assim como Fernando Ventura, empreender na área da medicina, ele recomenda ficar atento ao alto custo dos equipamentos e de insumos, pois, segundo ele, é algo bastante danoso. No entanto, para aqueles que pretendem seguir a carreira médica é preciso amar a área, estudar com afinco e somente assim prosperarão.

O CIDADÃO VENTURA

Longe da clínica, o senhor Fernando Ventura busca aproveitar o Estado que escolheu para viver e formar a sua família. Pai de três filhos – sendo dois deles oftalmologistas e seus sócios no Instituto de Olhos Fernando Ventura (IOFV) e uma arquiteta, Fernando Ventura possui, ainda, cinco netos e, em breve, receberá o sexto.

Por ter um cotidiano bastante agitado na sua empresa, o IOFV, empreendimento fundado há pouco menos de um ano, localizado nas proximidades da Praça do Derby, ponto referencial do Recife, Fernando Ventura afirma aproveitar em toda a plenitude os seus raros momentos de lazer com os familiares. “Nos momentos livres, aproveito para ir ao estádio de futebol ver os jogos do Náutico, meu time de coração, e do qual sou conselheiro; gosto também de ler um bom livro, de preferência biografias de personalidades famosas, e tomar um bom vinho com familiares na amena cidade de Gravatá”, contou.